terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

SEMANA DO IOGURTE



Esta semana dedicaremos uma atenção especial ao iogurte, digestivo e rico em cálcio, é um dos alimentos mais completos que pode (e deve) ingerir diariamente.

Por que é que faz bem?

O iogurte tem uma composição muito semelhante à do leite, já que contém quase os mesmos nutrientes, como o cálcio e o fósforo (essenciais à manutenção de ossos e dentes saudáveis), vitaminas, minerais e proteínas (parcialmente pré-digeridas por acção das bactérias lácteas, o que permite uma melhor digestão).

A maior parte das suas qualidades deve-se à fermentação, o processo pelo qual o leite é transformado em iogurte. Contém bactérias lácteas vivas que ajudam a regenerar a flora intestinal, inibindo a acção de bactérias patogénicas, o que confere uma protecção natural contra as infecções gastrointestinais. Estas bactérias consideradas boas parecem promover também a estimulação do sistema imunitário.

Quais são os mais saudáveis?

 
No mercado, encontra uma ampla variedade de iogurtes. Os que contêm pedaços de fruta são mais nutritivos, apesar de serem, também, mais calóricos. Mesmo que não tenha problemas de peso ou colesterol, as variedades magras são a melhor opção.

Quem deve comer?

Regra geral, toda a gente, desde as primeiras até às últimas etapas da vida. A sua riqueza em cálcio faz com que o iogurte seja recomendado a crianças e adolescentes, mulheres que estejam a amamentar e na menopausa. Também é uma boa solução para idosos, pessoas com problemas de mastigação ou em convalescença.



Qual é a dose diária recomendada?

Os especialistas recomendam a ingestão de dois a quatro lacticínios por dia, em porções de 200 ml. Com quatro iogurtes por dia, as necessidades diárias de cálcio são bem satisfeitas, ainda que estas também possam ser cobertas através de outros derivados do leite, como o queijo, ou de alimentos como a couve e o peixe, também ricos em cálcio.


E tu, gostas de iogurte ?
Preferes líquido ou sólido? Qual o teu aroma preferido?
 E a marca ?
Dá a tua opinião, participa !



Mela

9 comentários:

Unknown disse...

liquido é mais pratico. mas solido é melhor *.*

este blog rula :D

TC disse...

Líquido, e morango!

Concordo com o luis xD

ACS disse...

... hum... de açucar de cana... hum.. delicioso!
Abraço,
ACS.

Andreia disse...

Aqueles da danone " a leiteira com pedacinhos de bolo de bolacha" hummm *

Anónimo disse...

Meu preferido... natural açucarado da daníssimo. É óptimo misturado com corn flakes :p
Olhem, estão de parabéns!! o site está muito interessante e tem um design muito giro! beijinhos, e continuem o bom trabalho até ao final do ano!
Joana Caetano

Pins disse...

Prefiro os iogurtes sólidos são melhores, e o meu sabor favorito é o morango :b
Continuem o vosso excelente trabalho, porque tem grande utilidade para o nosso dia-a-dia, tenho aprendido muito através dos vossos cartazes e blog ;^D

Anónimo disse...

Sou a rainha do iogurte *_*
Eu e o meu namorado, que orgulho.
Primeira vez que vim aqui, tinha o papel no estojo e vim espreitar. Está muito fixe mesmo, está apelativo e nao tem informação de mais, o que nao se torna chato.
Muito bem meninas.

Salomé

Anónimo disse...

Ah, nao respondi!
Os meus preferidos são os naturais açucarados...depois no verão misturo com cereais. Mesmo bom :D

Salomé

Calisto disse...

nunca fui grande apreciador de iogurte, tanto liquido como sólido.
Agora... Bolo de Iogurte... hmmmm nhamii!! no verão então é do melhor.

:P beijos! portem-se bem!